Passos Para desenvolver sua Inteligência emocional | Passo 1- Autoconhecimento

Conheça-te a ti mesmo, e conhecerás os deuses e o universo.
Sócrates
 Hoje quero falar com você sobre como te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional.
Falaremos no decorrer das próximas semanas, sobre cinco passos para você conquistar o domínio de suas emoções e a utilizá-la a seu favor para alcance de resultados, sejam eles no âmbito profissional ou pessoal. Tudo através da força de sua inteligência emocional.
Para o texto não ficar muito extenso, falaremos hoje do primeiro passo:
1 – O Autoconhecimento (Conheço-me)
Antes de qualquer coisa, você precisa aprender sobre você. Ao se entender, você entende aquilo que está ao seu redor e pode modificar aquilo que deseja. O autoconhecimento é tudo! “A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina, e não pelos sentimentos que o dominam.” (Ellen White)
download-15
Parece simples, mas como podemos conquistar qualquer coisa que seja externa, se não sabemos ao menos quem somos ou como lidar com nossas questões internas. Para isso, é super importante você identificar como está o nível de intimidade com você mesmo.
Vamos lá?!
Como se dá o autoconhecimento?
Com o autoconhecimento conseguimos identificar o que sentimos e principalmente consideramos esses sentimentos quando iremos tomar decisões importantes. Quando nos conhecemos e temos intimidade com nossas emoções, temos confiança em nós mesmos e conhecimento também de nossas habilidades de maneira realista, fazendo com que não nos subestimamos ou nem superestimamos.
Este nível de confiança nos conduz à segurança, mas primeiro deve vir de dentro, para que possa se projetar ao exterior. Muitas vezes a insegurança nos vem quando não medimos adequadamente nossos potenciais e não sabemos quem somos, diante da nossa real condição de competência, gerando assim uma falta de percepção de nós mesmos.
O que acontece é que algumas pessoas não medem adequadamente seus padrões internos e tendem a se desmotivar, gerando frustração, desânimo e consequências negativas para o bem-estar emocional. Essa falta de percepção faz com que idealizemos uma pessoa que não somos (mas que podemos nos tornar), gerando desmotivação e falta de autoestima. Normalmente se existe sentimento de inferioridade e incapacidade, pode ser uma expectativa muito exagerada por nossa parte.
Se você teve pais muito críticos ou cresceu com pessoas que disseram que você não era capaz ou que não era tão bom assim, essas memórias podem ter ficado registradas em seu inconsciente. Provavelmente, consciente ou inconscientemente você pode acreditar que essa crença que foi implantada aí é verdade! Mas não é! A maioria de nossas crenças constituem da informação ou programação que recebemos do passado, sobretudo, quando ainda éramos criança
Com o autoconhecimento, conseguimos perceber como os outros nos veem também, pois passamos também a reconhecer s emoções dos outros (outro passo que falarei mais para frente). Você reconhece exatamente as suas qualidades, seus pontos a melhorar e não fica vendido ao feedback ou opinião do outro. Isso é muito comum quando criança, mas quando crescemos temos um guia interno que nos mostra quem somos e como estamos.
Sabe aquelas pessoas que tudo vai perguntar se está bem para o outro ou a opinião do outro?Isso faz com que você se encolha, se diminua e enfraqueça. O outro pode dar opinião, mas você já tem a sua opinião, você só amplia, mas ele não dita sua opinião, justamente por que você se conhece. Sem essa autoconsciência, temos poucas chances de autogerenciamento.
Seu mundo interno, sua vida você passar a reconhecer e principalmente entender suas próprias emoções e como elas afetam seus pensamentos e comportamento.
Lembre-se: Pensamentos conduzem a sentimentos e ações…
…. Nossas ações geram nossos resultados!
Vou deixar aqui três perguntas para reflexão:
  1. Você sabe identificar suas emoções?
  2. Qual emoção você está sentindo neste momento?
  3. Você conhece seus pontos fortes e fracos?
Se quiser compartilhar comigo, ficarei muito feliz em receber suas respostas.
Você pode se conhecer e saber seus limites, sobretudo do que é capaz de fazer ou não. Reconheça-se, principalmente seus talentos e exatamente o que você pode fazer.
Muito amor, sempre!
Isabele Santello
Psicóloga e Coach de Inteligência Emocional

Deixe um comentário